A hipermídia QR code no libro didático de história no Brasil

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URI: http://hdl.handle.net/10498/26644
DOI: 10.25267/Hachetetepe.2022.i24.1201
ISSN: 2172-7910
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La hipermedia código QR en el libro didáctico de historia en Brasil
Date
2022Source
Hachetetepé. Revista científica en Educación y Comunicación, (24), 1-15Abstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar a inserção da hipermídia QR Code em
uma Coleção Didática de História destinada a estudantes e professores de escolas públicas
brasileiras. Para isso, realizamos uma pesquisa documental, tendo como objeto de pesquisa a
coleção História-Escola e Democracia (Campos et al., 2018) aprovada no Programa Nacional do
Livro e do Material Didático (PNLD) 2020. Assim, a pesquisa tem caráter fundamentalmente
interpretativa, onde o pesquisador faz uma interpretação dos dados e de natureza qualitativa. Para
o desenvolvimento dessa pesquisa, dialogamos com Bittencourt (2011), Choppin (2004) Chartier
(1994), dentre outros autores que pesquisam sobre o Livro Didático e suas possibilidades de uso,
além de analisar documentos, como o Edital do PNLD 2020, o Guia de escolha do Livro Didático
do PNLD 2020 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destacamos a importância da
apropriação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) como o QUICK
RESPONSE CODE (QR Code) para uso pedagógico, sobretudo no Livro Didático, pois estes
podem possibilitar aulas mais interativas e atrativas, permitindo que os estudantes sejam
protagonistas do seu desenvolvimento através de aprendizagens significativas. El presente trabajo tiene por objetivo analizar la inserción de la hipermediaCódigo QR
en una colección Didáctica de Historia destinado a estudiantes y profesores de escuelas públicas
brasileñas. Así, realizamos una pesquisa documental, con el objetivo de investigar la colección
Historia-Escuela y Democracia (Campos et al., 2018) aprobada en el Programa Nacional del Libro
y del Material Didáctico (PNLD) 2020. La investigación tiene carácter fundamentalmente
interpretativo, donde el investigador hace una interpretación de los datos y es de naturaleza
cualitativa. Para el desarrollo de esa pesquisa, dialogamos con Bittencourt (2011), Choppin
(2004) Chartier (1994),entre otros autores que hacen pesquisas acerca del Libro Didáctico y sus
posibilidades de uso, además de analizar documentos, como el Edital del PNLD 2020, la Guía de
elección del libro didáctico del PNLD 2020 y la Base Nacional Común Curricular (BNCC).
Destacamos la importancia de la apropiación de Tecnologías Digitales de Información y
Comunicación (TDIC) como el QUICK RESPONSE CODE (QR Code) para uso pedagógico,
sobre todo en el Libro Didáctico, pues éstos pueden posibilitar clases más interactivas y atractivas,
permitiendo que los estudiantes sean protagonistas de su desarrollo a través de aprendizajes
significativos.